limpando a peleAs manchas na pele podem ocorrer por diversos fatores: distúrbios hormonais, alteração na produção de melanina, exposição ao sol, manchas no rosto provocadas pelas marcas de acne, infecções, entre outros. Existem alguns produtos e ácidos que são utilizados no tratamento para removê-las, mas a melhor opção é consultar seu dermatologista para que ele possa te orientar.

Para ter efeito em qualquer tratamento, é fundamental o uso de filtro solar, pois as manchas, na maioria das vezes, são o resultado de uma produção exagerada de melanina e a exposição inadequada ao sol é a maior responsável.

  • Hidroquinona: é um composto orgânico aromático, semelhante ao benzeno. Age diretamente nos melanócitos, ou seja, dificulta a formação de melanina. É preciso ter cuidado com o tratamento feito por Hidroquinona, pois pode ocasionar muitas reações alérgicas. Mas mesmo assim, continua sendo um dos produtos mais utilizados nesse tipo de tratamento, oferecendo resultados muito eficazes.
  • Idebenona: é um antioxidante, produzido com a coenzima Q10. Possui o efeito como o da Hidroquinona, clareando a pele, mas é mais seguro, pois possui menos fatores adversos.
  • Ácido Kójico: é um despigmentante, obtido pela fermentação do arroz. Age como um esfoliante, despigmentando a pele. A vantagem de utilizá-lo é por ele não ser fotossensível, ou seja, se a pele for exposta ao sol, não mancha pela ação do produto. Funciona também como anticéptico, protegendo a pele da proliferação de fungos e bactérias.
  • Clarinskin II: produto extraído do gérmen do trigo, ajuda no controle da síntese da melanina. (Um dos únicos permitidos para o uso de gestantes).
  • Cosmocair C250: ajuda a impedir a atividade da tirosinase (enzima relacionada à produção de melanina), e na transferência de melanina dos melanócitos* para os queratinócitos.*

A remoção de manchas pode ser feita também pela atuação de alguns cosméticos e tratamento de pele, como os peelings superficiais, que agem sobre a camada externa da pele, funcionando como um esfoliante, pois provoca o desprendimento das camadas superficiais eliminando as células mortas.

*melanócitos: células que produzem melanina.

*queratinócitos: células da epiderme.